Acuado, Fruet congela tarifa!

Prefeito cede e congela temporariamente a tarifa, mas mantém lucro dos empresários
Imagem0136

Ao prever a revolta popular, Fruet acuado congela a tarifa em R$ 2,70 por tempo indeterminado. A manobra mantém os ânimos da população calmos e ao mesmo tempo atende aos lucros empresariais. O aumento para os empresários do transporte sairá do rateio da saúde, educação, moradia. Esse método já denunciado nas jornadas de junho pelo MPL-Curitiba é chamado de ‘Gratuísmo’.

Porém tal ação representa uma vitória parcial do movimento que durante a campanha “Contra Tarifaço 2014” exigiu o Congelamento imediato. A campanha continua, pois o congelamento imediato foi um passo, em caráter de suspensão do aumento, podendo aumentar a qualquer momento.

A luta por um transporte verdadeiramente público passa para o segundo estágio: Curitiba em Campanha pelo Congelamento Permanente da Tarifa (CCCP), isto é, o compromisso que o prefeito assume com a população em impedir qualquer tarifaço nos ônibus e iniciar a discussão acerca do projeto de Parceria Público Popular Tarifa Zero (PPPOP-TZ)com a população.

A construção do PPPOP-TZ está em aberto, conta com a participação de toda a sociedade para expandir o debate do transporte público que se atrela à luta de outros movimento sociais por direitos básicos. Passa, por exemplo, pela discussão sobre a especulação imobiliária, o meio ambiente, o sistema de cooperativas, de ocupações fabris e de autogestão.

Sabemos do risco de haver ainda neste ano um aumento da tarifa técnica – novamente. Isso não será perceptível pela população (a tarifa do usuário continuará a mesma), mas é parte da construção do MEGATARIFAÇO 2015, que terá uma fundamental participação do poder judiciário local. Os cartéis já estão se preparando para o ano que vem e fala-se em “Bomba Tarifária”!

Para tanto, voltaremos às ruas – a real casa popular – para exigir o congelamento permanente e o debate sobre o PPPOP-TZ.

ImageNa ocasião, o prefeito Salamuni recebe projeto de Tarifa Zero do MPL em tom diferente da primeira vez. “Prefeitura e Vereadores: Esta é a prova de que é impossível alegar desconhecimento. Parceria Público Popular Tarifa Zero: não faz porque não quer!”

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Acuado, Fruet congela tarifa!

  1. Sandra Maria Zanello de Aguiar disse:

    Resistência, presente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s