1º de Maio – Dia de Luta e Luto

Image

Organizada por moradores de São José dos Pinhais e grupos independentes, a manifestação do dia 1º de Maio, dia internacional de luta dos trabalhadores, em 2014 tem como foco a memória das lutas locais por moradia, transporte, saúde e educação. Sem esquecer das intensas batalhas do início do século XX no Brasil. As primeiras greves em Santos e o I Congresso Nacional da Confederação Operária Brasileira (COB) de 1906.

A concentração será no Jardim Itaqui – São José dos Pinhais, no dia 1º de Maio, às 9h, em frente à Escola Estadua iêda Ribeiro. O local foi escolhido por se tratar de uma vila com forte tradição na luta popular. Em 2006 a organização da comunidade expulsou a mineradora Saara contratada do governo do Paraná para construção de reservatŕorios de água.  A mineradora despejava as famílias com o trator na porta de suas casas e retirava e comercializava areia ilegalmente na região em nome do projeto.

Após inúmeros protestos a permanência dos moradores na vila foi garantida via luta. Porém, a desassistência do governo do Paraná ainda é utilizada como tática para cansar e desarticular a luta na comunidade. Até o momento sem nenhuma proposta razoável, a comunidade resiste em luta.

Nesse ano, operárias, trabalhadores, sem teto, carrinheiros,
desempregados, estudantes, sindicalistas e movimentos sociais juntam-se para consolidar o primeiro de maio como dia de luta proletária. A união do povo para exigir e fazer valer seus direitos contra  patrões e governos exploradores.

Data: 1º de Maio 2014
Local: Escola Estadual Ipê.
R. Ieda Solange Ribeiro, 769

9:00h Café , oficina de cartazes, mística mulheres da vila em luta;

10:00 Caminhada com três momentos: Resgate histórico 1º de Maio, Mulheres na luta; bandeiras de luta do Jardim Itaqui; Copa 2014;

Maiores Informações:
Coordenação associação de bairro Jardim Itaqui
Claudia: 9116-3455

PARTICIPE DA MANIFESTAÇÃO POPULAR DO DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES!

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s