Cartão Transporte X Dupla Função

cartão.protocolo

Na sexta feira passada (01.08), o SINDIMOC (Sindicado dos Motoristas e Cobradores) montou uma barraca na praça Rui Barbosa para receber reclamações devido a precarização implantada pela prefeitura e cartel dos patrões dos ônibus de Curitiba através do cartão transporte de uso obrigatório. A nova precarização vai exigir DESEMBOLSOS ANTECIPADOS E MAIORES DESLOCAMENTOS A PÉ para o usuário, para carregar o cartão e usá-lo nos micro-ônibus que não aceitam mais a moeda corrente do país.
Como não pudemos levar nossa reclamação na sexta, protocolamos diretamente no SINDIMOC esta semana. Segue a íntegra da reclamação:

Nossa reclamação é de que o cartão transporte atua como fator de limitação da mobilidade urbana, bem como é estratégia para novamente lesar a população e trabalhadores do transporte coletivo.

Por quê?

  • Por que uma vez implantado, o cartão impede que o cidadão utilize o SERVIÇO ESSENCIAL, mesmo possuindo numerário em moeda corrente oficial.
  • Por que o objetivo NÃO É ATENDER A DETERMINAÇÃO JUDICIAL de eliminar a dupla cobrança e sim promover redução na massa salarial, tanto do motorista que atualmente faz a linha, como através da demissão de cobradores no médio prazo. Essa redução de custo NÃO VAI REDUZIR A TARIFA, MAS SIM AUMENTAR O LUCRO DO CARTEL.
  • No médio prazo, A COMUNIDADE PERDE pois pretende-se demitir OS DEMAIS COBRADORES, sem aumento de frota e linhas faltantes, assim, OS 60 MILHÕES ANUAIS que representam a massa salarial dos cobradores NÃO MAIS ALIMENTARÃO A ECONOMIA POPULAR (mercados populares, etc…), gerando ainda um grave problema social com aproximadamente 5000 TRABALHADORES DEMITIDOS. Tudo isso para repasse às mesmas elites político-empresariais que integram há décadas a MÁFIA DO “TRANSPORTE COLETIVO MODELO”.
  • No projeto PPPOP-TZ (PARCERIA PÚBLICO POPULAR – TARIFA ZERO), já apresentado para a prefeitura, previmos um projeto gradual de Tarifa Zero com realocação dos trabalhos de cobrança para outros postos, inclusive de motoristas, já que faltam ônibus tanto para linhas novas como para linhas existentes (superlotadas e precarizadas).

Gratos pela atenção,

MPL-CURITIBA
Blog: fureotubo.wordpress.com/
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Twitter: twitter.com/MPLCURITIBA
E-mail: mplcuritiba@riseup.net

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