Quem Somos

O Movimento Passe Livre é um coletivo de luta pelo transporte. Nos organizamos de maneira autônoma, independente e apartidária (mas não anti-partidária). Lutamos pelo Passe Livre Estudantil e, em uma perspectiva mais ampla, pela total desmercantilização do transporte. Entre em contato: mplcuritiba@riseup.net

O nome de nosso blog lembra os movimentos de desobediência civil – como os liderados por Gandhi e Martin Luther King – que, ao questionarem firmemente leis injustas, transformaram a sociedade do ponto de vista dos oprimidos.

Anúncios

4 respostas para Quem Somos

  1. Eliel disse:

    O problema está na segurança, qdo estudei de 1 a 4ª série todos iam a pé até o colégio.
    A incistência neste movimento logo tomará outras proporções, eu e muitos estão cansado de pagar passagem e ver gente “furado” ônibus, falta pouco p/existir um movimento contrário. Leiam a constituição sobre o que deveria ser o salário mínimo, o problema não está em pagar a passagem. Outro item mais importante é o quesito segurança

    • mplcuritiba disse:

      É importante entender melhor a questão da segurança no TRANSPORTE e não remeter a discussão para outras questões de segurança pública.
      Hoje, a qualidade do transporte coletivo atende a regras capitalistas: máxima lotação para maximização do retorno financeiro do mega-empresário que explora o sistema. Daí é que surgem também as precarizações da segurança, a título de redução de custo: dupla função de motoristas que acumulam a função de cobrador, aumento de velocidade para aumentar o faturamento sem ampliação de frota, etc….
      As iniciativas do governo municipal se referem apenas a segurança patrimonial dos mega-empresários do transporte: carros da guarda municipal escoltam ônibus unicamente para evitar fura-tubos. Na periferia, onde deveria haver real proteção e segurança, as mortes são cada vez mais frequentes.

  2. Eliel disse:

    Quanto ao empresário mandar no sistema concordo plenamente, mas não é deixando de pagar a passagem que teremos algum retorno pois sai dos cofres público a oneração por “pular a catraca” ou vandalismo, por isto carros da guarda municipal que poderíam estar sendo utilizado para outros fins escoltam ônibus no intuito de evitar fura-tubos. também vale lembrar que a guarda municipal não têm poder de polícia servindo apenas para proteção do patrimônio público, quem deveria estar cuidado da cidade (periferia ou centro) é a polícia militar, pois cabe ao estado e somente ao estado esta função.
    Volto a frisar que pela falta de segurança em muitos casos precisamos desnecessariamente do transporte seja ele coletivo ou individual, não é intenção deste site mas é algo que não devia ser descartado porque há muitos seguidores deste movimento “passe livre”.
    A dupla função do motorista (qual trabalhador que não exerce mais de uma função?) existe em várias cidades do Brasil e aqui desde que foi criado a linha Circular Centro, o problema está no trânsito e em usuários que insistem em pagar com dinheiro a passagem trazendo insegurança ao cobrador ou motorista e dificultando o embarque rápido, preste atenção nos motoristas de ônibus de nossa capital, muitos gostam de ficar enrolando nos pontos finais e nos trechos onde poderiam andar mais rápido deixando p/correr na área central ou quando o veículo está lotado p/livrar-se logo dos passageiros, em algumas linhas que utilizo onde antes haviam atrasos e reclamações do tempo curto p/efetuar a viagem, foi aumentado o tempo da viagem e agora os motoristam conseguem fazer o mesmo tempo que antes não conseguiam só p/sobrar mais tempo pra ficar parado (quem trabalha numa empresa particular não têm oportunidade para ficar descansando), desta forma ganha novamente o empresário pois se o tempo de uma viagem é aumentado a quantidade de quilometros rodados diminue.

  3. Edgar disse:

    Olá Galera, quanto a CPI dos transportes em curitiba, sabem algum avanço? Alguns representantes do movimento estão a frente disso? Como foram nossos representantes nesses atos, acho justo darem nota a isso e se manifestarem, pois o povo acha que esta em andamento. Acho importante pois caso não tenham dado o procedimento outros possam dar. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s